Tipos de facas de cozinha japonesas e seus usos

Facas de cozinha japonesas passaram muito tempo sendo feitas apenas com o propósito de serem lâminas pesadas simples. Elas sempre foram um dos principais tipos de facas de cozinha e ainda mantêm sua posição até hoje. O grupo original consiste de Deba, Usuba e Yanagiba, mas ao longo dos anos tem havido novas adições à família das amadas facas de cozinha japonesas.

Agora, você pode estar se perguntando por que as facas japonesas são tão preferidas pelos profissionais e temos as respostas para você. De fato, há muitas razões, que discutiremos em um blog diferente.

Mas por enquanto, aqui estão os tipos de facas de cozinha japonesas:

 

Gyuto ou Faca do Chef

 

Como todos sabemos, uma Faca do Chef é a mais importante para qualquer cozinheiro e deve ser escolhida com cuidado, já que você quer que ela dure muito. Claro, há a faca do chef ocidental original, mas a versão japonesa é o que todo cozinheiro quer hoje em dia porque acrescenta muito mais à original. A maior diferença é a lâmina. Facas de chef multiusos japonesas têm lâminas mais finas, o que é realmente melhor para fatiar e é mais fácil de afiar em casa. Para aqueles que não sabem como fazer isso, temos um ótimo guia sobre como afiar facas de aço.

As facas do chef japonês são feitas de aço mais duro, então o fato de serem finas não significa que elas se quebram ou se prendem facilmente. Você pode encontrar facas Gyuto com alças japonesas e européias. Cabe a você decidir qual delas é mais confortável.

Gyuto significa "uma espada de vaca". O nome vem do fato de que essas facas foram originalmente projetadas para cortar pedaços maiores de carne bovina.

As dimensões das facas Gyuto variam entre 150-390 mm, mas as mais frequentes têm entre 210-270mm de comprimento. A espessura da lâmina é geralmente entre 1,5-5 mm.

 

Yanagiba 

 

Este é o tipo de faca que é muito importante ter em sua coleção, se você faz um corte muito delicado em nossa cozinha.

É uma faca de cozinha tradicional de estilo japonês com uma lâmina longa e fina, que foi originalmente usada para cortar fatias finas de peixe cru. Mas isso não significa que você não pode cortar pedaços grossos de carne em fatias finas. Os chefs gostam de usar facas Yanagiba para cortar bifes em fatias finas. Elas podem ser usadas ​​para diferentes tarefas de cozinha que exigem precisão.

Elas vêm principalmente com punhos japoneses e uma lâmina de cinzel com um ângulo extremamente pequeno. Yanagiba no Japão significa “salgueiro”, já que a lâmina da faca se parece com uma folha de salgueiro.

Facas Yanagiba estão entre 240-360 mm.

 

Santoku ou Santoku-bocho ou Bukabocho

 

Não, não é relva, embora pareça uma. Este estilo de faca é aquele que você pode comprar se em vez de uma coleção, você quer ter apenas uma faca para cortar tudo. Santoku no Japão significa "faca de três virtudes" - é usado para legumes, peixe e carne. Este nome é usado em outros países em vez de alterá-lo para algo ocidental.

O cabo das facas Santoku também pode ser europeu e japonês. Você pode escolher dependendo do que você preferir.

O comprimento típico varia entre 165-180 mm e quase sempre é de duplo bisel.

 

Petty ou utilitária

 

 

Faca Peety, às vezes também referida como utilitária, é uma versão menor da Gyuto (faca do Chef), e é usada para todos os tipos de tarefas delicadas onde uma faca maior seria desajeitada. Facas Petty são usadas para descascar, aparar, decorar, cortar núcleos de quartos de maçã, remover olhos de batatas, etc. É uma faca que deve estar na cozinha de todos. Seu comprimento usual é entre 120-150 mm.

 

Nakiri ou faca de legumes 

 

Uma lâmina retangular e fina projetada para cortar vegetais, similar a Usuba, muito mais fina e destinada principalmente para uso doméstico. Nakiri se traduz como uma faca para cortar verduras. A faca pode ter um cabo japonês ou europeu. O comprimento usual varia entre 165-180 mm e é quase sempre duplo-bisel.

 

 

Conclusão: À medida que os anos passam, as facas japonesas se tornam cada vez mais amadas pelos profissionais. Ter uma coleção de facas japonesas é uma coisa sábia e boa de fazer se você gosta de cozinhar.