Quais são os melhores aços para facas de cozinha?

Como o mundo da cozinha profissional continua em direção às facas artesanais, o aço permanece como o melhor material para as lâminas das facas de cozinha. Mas existem vários tipos de aços por aí e é difícil escolher o melhor.

Antes de comprar uma faca de cozinha, é melhor saber qual é o material da lâmina e o que ela diz sobre a qualidade da faca. E não se preocupe com a pesquisa; nós fizemos o trabalho fácil com a nossa lista dos melhores aços para facas de cozinha.

Aço inoxidável

 

Provavelmente o aço mais comum usado para utensílios de cozinha, especialmente para facas de cozinha. O aço inoxidável irá surpreendê-lo com a sua força e durabilidade através de anos de uso diário em sua cozinha cheia.

O aço inoxidável refere-se a uma ampla gama de ligas de aço modernas. Todos eles contêm mais de 10,5% de cromo, o que torna o aço muito resistente à ferrugem. Esta é uma característica muito importante, sabendo que a ferrugem é a maior inimiga das facas de aço. Se suas facas de aço têm ferrugem em suas lâminas, não se preocupe: aqui está um guia fácil sobre como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha.

O nome "Aço Inoxidável" não é apenas um nome, refere-se à melhor característica deste aço, que é parte da razão pela qual a maioria das pessoas o escolhe em vês de outros tipos de aço. No início do século 20, o aço inoxidável foi desenvolvido pela adição de cromo ao aço carbono para torná-lo mais durável e resistente à ferrugem. Também é muito mais lenta a corrosão quando exposto a ácidos, o que é raro com facas de aço. Mas isso não significa que você não tenha que cuidar disso como faz com outros tipos de aço. Não importa o tipo, sempre lave suas facas de aço com a mão, seque-as imediatamente e nunca as deixe de molho na água.

 

Aço carbono

O aço carbono é composto de ferro puro com grãos de carbono dispersos. Existem 3 principais variações de aço carbono: aço macio, aço de carbono médio e aço de alto carbono, que você pode encontrar  frequentemente se estiver interessado em facas artesanais. O teor de carbono presente no aço é a diferenciação entre as variantes.

O teor de carbono influencia a resistência e rigidez da lâmina. As facas com lâminas mais duras são as que apresentam maior porcentagem de carbono. Qualquer coisa entre 0,6 e 1% do conteúdo de carbono é considerado alto.

As facas de cozinha com lâminas de aço carbono têm arestas de corte mais duráveis, portanto permanecem afiadas por mais tempo do que outros tipos de aço. Lâminas de carbono também são mais finas, então seus cortes tendem a ser mais precisos.

Aço damasco

 

Primeiro de tudo, vamos descobrir o que é o aço de Damasco e de onde ele é originário:

Era o aço forjado que compreendia as lâminas de espadas forjadas no Oriente a partir de lingotes de aço importado da Índia e do Sri Lanka. Essas espadas tinham padrões distintos de faixas e manchas que lembram a água fluindo, que cativam por sua excelente aparência. Mas essas lâminas eram conhecidas por serem extremamente fortes, resistentes a estilhaços, capazes de serem afiadas a uma borda afiada e resilientes, o que as tornava insubstituíveis como uma arma.

O nome vem da antiga cidade de Damasco, que agora estaria na Síria moderna. Foi nessa cidade que o aço tornou-se um dos principais materiais para armas e manteve seu lugar por séculos.

O aço de Damasco é uma combinação de vários metais, o que o torna tão forte quanto é famoso por ser. Estes metais são puros.

Se você quiser saber mais sobre Damasco Steel e sua vida moderna, você pode ler sobre isso aqui.

É um luxo ter facas de aço Damasco em sua cozinha. Só o fato de que esta técnica foi usada para fabricar armas é o suficiente para investir em sua própria cozinha.

 

Aço Inoxidável de Alto Carbono

 

Agora, se você acha que o aço inoxidável não poderia ficar melhor, você estava errado. Adicionando um pouco de carbono torna este aço ainda mais forte e adiciona uma característica muito importante, que o aço inoxidável regular pode faltar.

O aço inoxidável precisa ser afiado com frequência do que outros tipos de aço, mas isso não significa que não vale a pena. Este aço mantém sua forma e superfície como novas por um longo tempo. Então afiar mais vezes não é nada comparado ao valor que você tem.

Mas o Aço Inoxidável de Alto Carbono mantém sua borda por um longo tempo e até mesmo aumenta a resistência a manchas, que todos nós amamos.

Então, basicamente, é tudo a mesma coisa com um pouco mais de carbono adicionado. Aço inoxidável de alto teor de carbono é a forma perfeita de aço inoxidável.

 

Aço de tungstênio

 

O tungstênio, também chamado de "liga dura", é um elemento químico básico, que é indiscutivelmente o metal natural mais forte da Terra. Ele suporta o calor melhor do que qualquer outro metal. Ele expande menos que qualquer outro metal puro frente ao aquecimento e também tem alta resistência à corrosão.

O aço de tungstênio é perfeito como aço para facas de cozinha, graças às suas características surpreendentes, como alta dureza, resistência ao desgaste, força e tenacidade. Não é tudo o que precisamos de uma faca de cozinha? Pode pelo menos cobrir muitas necessidades.

Até mesmo tem sido usado como material para bicos de motores de foguetes. Esse aço é forte assim. Imagine isso como uma faca; Ela irá cortar suavemente qualquer coisa que você quiser.

 

 

Em conclusão: Muitos anos se passarão, mas o aço permanecerá como o melhor material para facas, porque é forte, afiado e eterno. Escolha uma faca com um desses aços, cuide dela e ela será sua mão direita na cozinha por um longo tempo.