Quais são os benefícios de usar facas de cozinha japonesas?

Durante séculos, os mestres japoneses experimentaram técnicas de fabricação de lâminas, tornando as lâminas de aço japonesas superiores em seu nicho. Estas técnicas foram passadas através das gerações tornando-se tradicionais para fazer armamento no passado e facas de cozinha nos tempos atuais.

Muitas pessoas e chefs profissionais adoram usar facas japonesas só porque são japonesas. Mas as razões não são conhecidas por todos.

Há muitas razões pelas quais os chefs preferem facas japonesas e vamos revelá-las aqui:

 

São as facas mais afiadas do mundo

Esta é uma das características mais valorizadas das facas de cozinha japonesas, alcançada pelas técnicas tradicionais de que estávamos falando e pelos aços que os mestres usam.

Quando você quer investir em facas de cozinha, precisa verificar a afiação, pois não quer ficar tendo que afiar sua faca todos os dias. As bordas das lâminas japonesas são mais duradouras e não precisam de afiação freqüente, graças ao aço duro de que são feitas. As lâminas contêm alto teor de carbono, o que as torna duras e permite manter o fio por muito tempo.

Além de serem extremamente afiadas, elas também mantêm sua vantagem por um longo tempo, permitindo que você mantenha sua faca ativa por toda a vida.

 

 

São finas e leves

Mesmo se você optar por comprar facas de cutelo para serviço pesado, escolha uma japonesa para evitar peso desnecessário, o que dificulta o corte. Você quer desfrutar de cozinhar e não perder toda a sua energia enquanto corta a carne.

As lâminas japonesas são muito fáceis de afiar, você pode até afiar em casa com o nosso guia sobre como afiar facas de aço.

Enquanto essas facas são geralmente afiadas simetricamente em ambos os lados, suas lâminas ainda têm fio de ângulo agudo de estilo japonês de 8-10 graus por lado com um temperamento muito duro para aumentar a capacidade de corte.

O aço de uma lâmina japonesa afunila rapidamente em tamanho depois que ela entra na alça, reduzindo o peso total da faca. Isso pode fazer com que o equilíbrio da faca seja levemente ,ais pesado para frente, uma característica que muitos chefs rapidamente se acostumam a fim de aproveitar o desempenho superior das facas japonesas.

Quanto mais fina a lâmina, mais fáceis serão os cortes e mais ágil o trabalho de corte.

 

São feitas dos melhores tipos de aço

O aço é o melhor material para facas de cozinha, especialmente se forem feitas à mão. E as facas japonesas são feitas à mão, o que é raro e surpreendente.

Aço inoxidável, aço carbono, aço de alto carbono e aço Damasco são os tipos mais comuns de aço usados ​​em facas de cozinha japonesas. O único problema que você pode ter com o aço é a ferrugem, mas isso pode ser evitado e até limpo. No caso, se sua faca de cozinha tem ferrugem ou você está com medo de que ele vai ter, aqui está como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha.

A maioria das facas japonesas emprega o uso de aço com alto teor de carbono combinado com elementos extras como níquel, cromo, vanádio, tungstênio, molibdênio, para produzir ligas exóticas que melhoraram muito a resistência à corrosão, a dureza e a durabilidade.

Facas de aço japonesas servirão a você por muito tempo, mantendo sua forma e afiação. Mesmo que elas não mantenham o fio, o que é improvável, já que são famosas por manter o fio por mais tempo do que qualquer outro tipo, você pode facilmente afiá-las em casa. Elas também nunca vão quebrar, o que é um cenário conhecido, especialmente com facas de cerâmica.

 

 

Sua dureza é inigualável

A dureza do aço pode ser classificada pela escala de dureza Rockwell. Aços mais macios, como o AUS8, só podem ser endurecidos para 52-56, o que é considerado bastante baixo.

Estas facas podem sofrer mais castigos e são menos frágeis, mas podem ficar sem corte com extrema rapidez devido à sua suavidade. Estes aços são geralmente considerados inferiores para a fabricação de facas. Facas japonesas estão normalmente em qualquer lugar entre 61-67 HRC, dando-lhes a sua retenção de borda lendária e fio de longa duração. Isto tem um preço, no entanto, com extrema dureza, corre o risco de lascar e danificar a lâmina se usada inapropriadamente, como descrito acima.

 

 

 

 

Em conclusão: Facas de cozinha japonesas são famosas por serem de alta qualidade e ter as formas mais originais do mundo. Você nunca vai errar com uma faca do chef forte, fina e afiada fazendo o trabalho sem esforço, não importa o que você escolher cortar.