Quais são os benefícios de usar facas de cozinha artesanais?

Nunca houve um tempo em que as facas artesanais não estivessem por perto. Houveram períodos em que elas eram extremamente populares enquanto em outros nem tanto, mas os verdadeiros fãs sempre souberam seu valor. Hoje em dia, facas de cozinha artesanais estão tomando o mercado como uma onda, uma onda agradável, é claro.

Aqui está como uma faca forjada à mão é feita:

Explicando o processo de criação de uma maneira simples; Um ferreiro profissional pega o lingote de aço que já estava forjado, aquece-o e começa a bater, repetindo até alcançar a forma desejada. Depois disso, ele mói uma borda áspera, depois vem o tratamento térmico e a limpeza. Há também procedimentos após os tratamentos, mas estes são diferentes dependendo do tipo de faca e do mestre. Estes procedimentos e tratamentos são a principal razão pela qual as facas artesanais são tão especiais. E estamos aqui para falar sobre todos os principais benefícios que você obtém ao usar uma faca de cozinha artesanal em sua vida cotidiana. Aqui estão eles:

 

Força

Uma das maiores vantagens das facas forjadas à mão é a sua força graças ao processo de forjamento, que torna o metal mais forte em um nível molecular. Não apenas o processo, mas também o material, pode dar à faca a força de que ela precisa.

A maioria das facas artesanais tem uma espiga cheia, que é a base de aço da alça. Isso dá à faca ainda mais força e equilíbrio para lidar com o peso da lâmina.

Facas artesanais são feitas principalmente de uma única peça de aço. É um material duro e forte em si que, em seguida, passa por procedimentos de artesanato que tornam a faca extremamente forte. Sem mencionar que eram técnicas e materiais usados ​​para criar armas.

 

Durabilidade

Se a faca for forte, a durabilidade também é garantida. Facas de aço artesanal podem suportar muitos anos de uso pesado, mas ainda mantendo sua força e sua forma. Facas de aço não são flexíveis e não quebram sob pressão. Elas nem precisam de pressão adicional para cortar melhor.

Os chefs profissionais preferem usar facas de aço artesanais porque sabem o valor de uma boa faca de longa duração. Eles amam o fio, adoram cortar sem esforço e não têm problema em manusear uma faca resistente.

Se você cuidar bem da sua faca de aço artesanal, ela ficará com você por toda a vida.

 

Fio

O fato de facas artesanais serem extremamente afiadas é muito conhecido e é uma das principais razões pelas quais as pessoas estão tão interessadas nelas hoje em dia. Você pode estar pensando; “Mas o que as torna tão afiadas?” Bem, vamos ver:

É simples, facas de aço artesanal contêm alto teor de carbono, o que as torna difíceis e permite manter o fio por um longo tempo.

Facas artesanais não são apenas super afiadas, mas também são muito fáceis de afiar porque não se deformam com pedras de amolar. Você pode afiá-las de vez em quando para ter uma faca afiada para sempre. No caso, se você é novo em afiação, aqui está um guia de como afiar facas de aço.

 

 

Robustez

Facas de aço artesanal podem ser bastante pesadas, o que é realmente relevante quando se trata de facas. Você deve ter notado que quando uma faca é leve, você tende a aplicar muita força apenas para cortar um pedaço de carne. Mas quando uma faca tem um peso razoável, você nunca terá que fazer isso.

A robustez das facas artesanais também lhes confere equilíbrio durante o corte. Isso garante que você não se machuque e corta sem qualquer esforço ou técnicas complicadas. Mas se você é alguém que quer aprender novas formas de corte, temos um texto  muito interessante sobre como cortar alimentos como um chef profissional.

 

Material

Facas forjadas à mão são geralmente feitas de um tipo de aço, se não for um aço de Damasco. Agora, se você não estiver familiarizado com a fabricação de facas, talvez não saiba que o aço é o melhor material para todos os tipos de facas, incluindo facas de cozinha. O único problema que você pode ter com o aço é a ferrugem, mas isso pode ser evitado e até limpo. No caso, se sua faca de cozinha tem ferrugem ou você está com medo de que vá ter, aqui está um guia de como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha.

Portanto, não há nada que realmente deva impedir que você tenha facas de aço. O aço é mais forte do que qualquer outro material, mais afiado, mais durável, seguro, nunca quebrará ou machucará suas mãos. Seja cauteloso com o fio e você está bem para seguir em frente.

 

 

Valor

Algumas pessoas esquecem que as coisas feitas à mão têm um valor maior do que as que vêm das fábricas. Uma faca artesanal é uma obra de arte como qualquer outro item artesanal que você compra com a intenção de revender, colecionar ou investir.

As lâminas de aço para forjamento manual é um ofício que vem dos tempos antigos e passou por muitos testes. Os cuteleiros profissionais ainda usam técnicas tradicionais para atingir a qualidade e o valor que as lâminas antigas tinham.

Possuir uma faca de cozinha artesanal não é apenas uma coisa legal para se gabar para seus amigos, mas uma coleção digna de investimento que você começa a usar em seu dia a dia para ter a melhor experiência de corte de sua vida.

 

 

 

Em conclusão: Nunca subestime o poder de uma faca de cozinha artesanal. É forte, durável, afiada, robusta e tem grande valor não só pelo seu material, mas também pelas técnicas tradicionais com as quais foi forjada.