Facas de aço VS facas de cerâmica: Qual é a melhor?

Esta é uma questão que preocupa muitas pessoas e acredite em nós, não tem uma resposta simples, mas no final, teremos uma resposta para você. Esta é realmente uma questão de preferências e requisitos. Mas não é fácil entender sem saber o que eles podem oferecer. É por isso que vamos detalhar cada um desses tipos e descobrir qual é o melhor:

Aço? Ou cerâmica?

A lâmina é a parte mais importante da faca e, portanto, escolher o material da lâmina é a tarefa mais difícil quando se compra uma faca. Mas não é tão difícil quando você sabe o que está procurando e quando é informado sobre os materiais corretamente.

Por exemplo, você sabe como algumas dessas lâminas estão sendo feitas? Se não, deixe-nos informá-lo agora.

As facas de aço passam por um longo processo de forjamento e polimento por profissionais ferreiros a partir de aço de alta qualidade, o que otimiza a nitidez da lâmina, a retenção do fio e a resistência à corrosão. Depois disso, ela passa por várias inspeções detalhadas de mão para testar sua qualidade. As pessoas estão se interessando cada vez mais por facas que foram feitas por técnicas tradicionais japonesas, que comprovadamente são uma das melhores maneiras de fazer facas de longa duração de alta qualidade. Imagine ter uma faca que tivesse muito trabalho pessoal, um trabalho que tem sido relevante há milhares de anos e que ainda mantém o lugar da maior técnica.

Facas de cerâmica são principalmente feitas em fábricas onde passam por vários procedimentos mecânicos. Sim, eles podem ser feitos à mão também, mas eles precisam de um mestre fortemente equipado. Fazer facas de cerâmica é um processo bastante complicado com materiais importados, o que os torna bastante caros. Mas o mercado está cheio de facas de cerâmica baratas que têm uma qualidade terrível.  

Aqui está um breve resumo dos prós e contras de cada um desses materiais:

Prós do aço:

Fio - Quando você compra uma faca de aço de qualquer tipo de aço, você terá uma borda extremamente afiada. Esta é, obviamente, a parte mais importante da lâmina. Ninguém quer comprar facas cegas ou semi cegas. O fio das lâminas de aço é alcançado principalmente graças ao artesanato tradicional, que é conhecido por ser uma dos maiores fabricações de lâminas de aço.

Durabilidade - facas de aço tendem a ter uma vida longa, sim, eles podem precisar de uma afiação aqui e ali, mas sua longevidade não conhece limites. Elas são fortes e extremamente duráveis, mesmo após muitos anos de uso.
Força - Facas de aço podem cortar qualquer coisa e nunca quebrar. Na verdade, o aço é o único material que pode fazer uma faca de cozinha forte o suficiente para atravessar ossos. É por isso que os chefs profissionais só usam facas de aço em seu uso diário. As pessoas que conhecem a vida ao ar livre, também sabem que o aço é o melhor material para facas ao ar livre, seja caçando, pescando ou simplesmente acampando.

Afiação - Não importa o material escolhido, você precisará aperfeiçoá-lo. E se sua faca é de aço, você pode fazer isso sozinho em casa. Basta comprar um afiador uma vez, em vez de pagar a cada dois meses para que suas facas fiquem afiadas. E no caso, se você é novo no mundo da afiação, aqui está como afiar facas de aço.

Versatilidade - Você pode comprar apenas uma faca de aço e usá-la para cortar tudo em sua cozinha. Uma faca de aço pode cortar qualquer coisa. Vai se tornar sua faca, não importa o que você cozinhar.

Tipos - facas de aço estão sendo feitas em dezenas de formas divertidas, tamanhos e estilos, até mesmo o artesanato pode ser diferente.

Preço - E por último, mas definitivamente não menos importante, as facas de aço são geralmente mais baratas do que as facas de cerâmica.

 

Contras do aço:

Ferrugem - Pode ocorrer na lâmina de uma faca de aço, mas não se preocupe, você pode removê-la e até impedir que ela apareça. E se você não sabe como, você pode ler este artigo sobre como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha.

Peso - Sim, facas de aço podem às vezes ser um pouco mais pesadas, mas se você estiver procurando uma faca cuteleira para cortar carne de osso, então você provavelmente precisará de uma faca resistente que possa lidar com a pressão e equilibrar o trabalho.

 

Prós da Cerâmica:

Peso - facas de cerâmica são conhecidas por serem leves, por isso, se o peso é algo que lhe diz respeito, elas podem ser o ideal para você. Por outro lado, se você quer sentir a ferramenta com a qual trabalha, você quer equilibrar seu trabalho. Uma boa coisa em relação às facas de aço japonesas é que elas tendem a ser bem equilibradas, dando a sensação de robustez ao trabalhar.

Ferrugem - Lâminas de cerâmica não são propensas a ferrugem, o que é bom para se livrar de uma tarefa de manutenção.

Resistente a ácidos -  As lâminas de cerâmica não corroem quando usadas regularmente em alimentos ácidos ou quando expostas a ambientes com alto pH. Isso é ótimo, especialmente ao cortar frutas ácidas e outros alimentos.

 

Contras da Cerâmica:

Força - As lâminas de cerâmica podem ter alta dureza, mas quebram facilmente. Alta dureza não significa que eles são inquebráveis. Facas de cerâmica nunca podem cortar alimentos duros, como carne ou carne congelada. Eles vão quebrar se você tentar.

Espessura - lâminas de cerâmica são tão finamente afiadas que qualquer coisa dura pode fazer uma lasca nelas.

Afiação - Afiar uma faca de cerâmica em casa é praticamente impossível. Você terá que pagar para que seja feito regularmente, o que não é o ideal.

Versatilidade - As facas de cerâmica têm um círculo muito pequeno de tarefas que podem ser executadas. Você nunca pode pensar em facas de cerâmica como versáteis.

Tipos: facas de cerâmica não vêm em tamanhos e formas muito diferentes. Você pode obtê-las em todos os tipos de cores, mas quando se trata de variações funcionais, elas não têm muito disso.

Preço - facas de cerâmica tendem a ser muito caras para o que você recebe, você nunca pode ter uma faca de cerâmica de boa qualidade com um preço barato. O que não é o caso com facas de aço.

 

 

Em conclusão: Considerando todos os fatores, descobrimos que se você quer uma faca que possa cortar qualquer coisa e proporcionar longevidade, você deve comprar facas de aço. Elas são fortes, duráveis, afiadas, equilibradas, versáteis e você pode afiá-las em casa. Mas se você optar por comprar facas de cerâmica, certifique-se de investir, porque se uma faca de cerâmica é barata, definitivamente não é de grande qualidade. Já facas de aço, não importa o preço, são de alta qualidade e duram muito tempo.