Facas artesanais VS Facas de fábrica

Escolher uma faca de cozinha é um grande momento para qualquer cozinheiro que pretenda usar a faca efetivamente por um longo tempo. E todos nós sabemos que a parte mais importante de uma faca de cozinha é a sua lâmina. Daí a importância do material e das técnicas das quais a lâmina é feita.

Muitos cozinheiros estão debatendo se vão conseguir facas artesanais ou aquelas que são feitas em fábricas. É uma decisão difícil, especialmente quando você não sabe o que essas opções oferecem. É por isso que estamos aqui para ajudá-lo. Vamos decompor suas características, fluxos e recursos aqui e depois decidir qual é a melhor:

 

Facas de cozinha artesanais

Afiação: Não importa a forma ou o estilo, você sempre terá uma lâmina afiada ao comprar uma faca de cozinha artesanal. Por quê? Bem, o forjamento torna o aço mais forte. A modelagem das moléculas de aço durante o processo de forjamento resulta em uma lâmina menos flexível. Como resultado, essas facas mantêm uma borda por mais tempo. Daí a fama de serem as facas mais afiadas. Além disso, graças à sua não flexibilidade, as facas de cozinha feitas à mão são muito fáceis de afiar. Então elas vêm afiadas e podem ser facilmente afiados? Não é tudo o que precisamos de uma faca de cozinha?

A propósito, se você não sabe como afiar as facas em casa, aqui está um guia para você sobre como afiar as facas de aço.

 

Material: Facas de cozinha artesanais são feitas principalmente de aço, que é conhecido por ser o melhor material para facas de cozinha, não importa o tipo.

Pode ser de aço Inoxidável

 

Aço de Damasco

 

Aço de alto carbono 

 

ou qualquer outro aço e ser de melhor qualidade do que outros materiais baratos, como cerâmica. Por exemplo, aqui você pode ver uma boa comparação: Facas de aço VS Facas de cerâmica: Qual é a melhor?

 

Ferrugem: Sim, há um problema com o aço, com o qual você pode se preocupar e com razão. Este problema é, obviamente, ferrugem. Mais certamente, ferrugem to tipo pitting e de cavidade, que ocorre em aços desprotegidos. Os pits resultantes podem reduzir rapidamente a resistência e a espessura de uma lâmina de aço; elas variam de estreitas e profundas a mais largas e rasas. Mas você não precisa se preocupar tanto, já que todo problema tem sua solução e a ferrugem também. Você pode limpar ferrugem e até mesmo evitá-la em casa. Para sua sorte, temos um guia sobre como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha também.

 

Durabilidade: facas de aço artesanal podem suportar muitos anos de uso pesado, mantendo a sua força e forma. Como dissemos antes, as facas artesanais não são flexíveis e não quebram sob pressão. Os chefs profissionais preferem usar facas de aço artesanais porque sabem o valor de uma boa faca de longa duração. Eles amam a afiação, adoram cortar sem esforço e não têm problema em manusear uma faca resistente. Há também muitas maneiras de cuidar de suas facas para que elas tenham uma vida mais longa e mais forte. Aqui temos um guia útil para você sobre como fazer suas facas de cozinha durarem mais.

 

Facas de fábrica

Afiação: Sim, as facas de fábrica podem ser afiadas quando você as pega pela primeira vez, mas quanto tempo isso vai durar? O problema é que elas não passam pelo processo de forjamento que torna as facas forjadas super fortes e duradouras. Como resultado, elas são mais flexíveis e tendem a manter seu fio por um curto período de tempo. Por causa de sua flexibilidade, você não pode nem mesmo afiá-las, bem, você pode, mas será muito mais difícil e demorado do que a afiação de uma faca de aço.

 

Preço e qualidade: Facas de fábrica são principalmente baratas, o que é ótimo se você tem um orçamento limitado e quer ter muitas facas que farão tarefas diferentes. Mas, na realidade, é um pouco inútil, já que o baixo preço também significa baixa qualidade. E se você é alguém que faz muito corte na cozinha, você precisará de facas que durem mais e não quebrem facilmente. Tenha em mente que investir ou mesmo gastar um pouco mais em uma faca de boa qualidade é muito melhor do que comprar muitas facas quebráveis ​​baratas. Além disso, o mercado está se inclinando cada vez mais para facas artesanais, o que resulta em facas de cozinha artesanais mais baratas ou, pelo menos, com preços razoáveis ​​e boa qualidade.

 

Design e Valor: Facas de fábrica obviamente implicam mais em um processo de montagem automatizado. Os trabalhadores da fábrica normalmente têm uma cota de produção ou meta para atingir todos os dias e, por isso, geralmente não têm tempo ou chance de se concentrar em cada peça. Os trabalhadores são ensinados o que fazer seguindo o mesmo processo de produção. Então você não terá um design exclusivo de uma faca de fábrica. Quando você está definitivamente certo de obter uma faca especial ao comprar uma faca artesanal. Cada uma delas é forjada a mão individualmente, tornando-as únicas e dando-lhes alto valor. Não há valor em facas de fábrica e nenhum futuro no mercado de revenda.

 

Qual é a melhor?

Para responder a pergunta brevemente, embora dependa da escolha, preferências e necessidades do comprador, há definitivamente muitas áreas onde as facas Artesanais estão à frente das feitas em fábrica.