Facas de Aço Damasco existem ou não?

Se você está planejando forjar sua própria faca ou comprar uma, você definitivamente deu de cara com o maior nome de aço que existe - aço Damasco -

Dizemos que o aço Damasco não existe, mas frequentemente você o vê escrito em descrições de facas online. Então, estamos dizendo que você está sendo enganado? Não, na verdade não.

Mas, para ter certeza, você precisa saber sobre o fenômeno do aço Damasco e de como ele é feito.


Fonte da imagem - i.ytimg.com

Primeiro de tudo, vamos descobrir o que é aço Damasco e de onde ele foi originado.

Era o aço forjado que compunham as lâminas de espadas forjadas no Oriente Próximo a partir de lingotes de aço importado da Índia e do Sri Lanka. Essas espadas tinham padrões distintos de faixas e manchas que lembram a água fluindo, que cativam por sua excelente aparência. Mas essas lâminas eram conhecidas por serem extremamente robustas, resistentes a estilhaços e capazes de serem afiadas de forma que ficasse muito afiada e durável, o que as tornava insubstituíveis como uma arma.

O nome vem da antiga cidade de Damasco, que agora estaria na moderna Síria. Foi nessa cidade que o aço tornou-se um dos principais materiais para armas e manteve seu lugar por séculos.

Em Damasco, eles descobriram que criar uma lâmina híbrida com vários metais seria muito mais forte de uma arma do que apenas uma lâmina de aço pura.

Isso significa que o aço de Damasco não é, de fato, puro; é uma combinação de vários metais, que a torna tão forte quanto é famosa. Mas esses metais em si são puros e as pessoas que fabricam aço de Damasco nos tempos modernos seguem a prática de combinar metais puros em uma única lâmina.

Aço moderno de Damasco

Infelizmente, não há registros restantes, que poderiam descrever a identificação de compostos no aço original de Damasco. Mas as tradições do artesanato passaram por gerações e são a razão pela qual este aço é relevante até hoje.

Agora, as pessoas podem escolher os tipos de metal que desejam combinar, mas o ferro é conhecido por ser um dos melhores metais para essa prática, graças à sua solidez e resistência reforçada por metal duro. A qualidade e os padrões da lâmina dependem da decisão de quais metais usar, quantas camadas compactar e como realmente forjar.

O aço soldado com padrões tem sido chamado de aço Damasco desde que Bladesmith William F. Moran revelou suas "facas de Damasco" no Knifemakers' Guild Show em 1973.

Este "Damasco Moderno" é feito de vários tipos de lâminas de aço e ferro soldadas para formar um produto semi-acabado (tarugo).

Hoje em dia, as pessoas estão interessadas em aço de Damasco por razões mais inofensivas, como fazer uma simples faca de cozinha ou um machado. E se você é uma dessas pessoas ou está simplesmente interessado em como elas fazem isso, nós temos um guia para você seguir.

Como fazer uma lâmina de Damasco

Fonte da imagem - twistedsifter.files.wordpress.com

Em primeiro lugar, você precisará escolher sua composição de aço, que deve incluir carbono, uma vez que os nanotubos se formam no aço para permitir maleabilidade e resistência sustentada durante o processo de forjamento.

Criar uma lâmina de aço de Damasco pode ser um processo longo e cansativo, mas se você está aqui, então você quer alcançar a estética certa e uma lâmina poderosa. Então, aperte o cinto.

  • Coloque os ingredientes em um cadinho, aqueça e deixe os ingredientes derreterem
  • Quando o cadinho estiver em seu ponto de resfriamento, remova cuidadosamente os lingotes de metal e aqueça-os a uma temperatura adequada para forjar.
  • Comece martelando o metal enquanto está quente.
  • Dobre os tarugos em camadas.
  • Depois que o metal esfriar, reaqueça para forjar novamente.
  • Repita este ciclo pelo tempo necessário para afiar as bordas e moldar a lâmina.
  • Quando a forma final for atingida, corte a lâmina e forje os detalhes finais com a mão.
  • Raspe o excesso de metal cementado da superfície da lâmina.
  • Insira ranhuras e faça furos na superfície da lâmina, conforme necessário.
  • Reaqueça
  • Martele até ficar plana novamente.
  • É preciso polir para definir a forma quase final da lâmina.
  • Condicione a superfície da lâmina com ácido para melhorar o padrão.
  • Limpe o ácido completamente da superfície da lâmina depois de terminar o processo de forjamento completamente.

 

Há, é claro, mais do que alguns passos, mas conhecer o ofício principal é muito importante para entender suas capacidades antes de começar a fazer qualquer coisa relacionada à fabricação de facas. E se você estava aqui para saber como uma lâmina real de aço de Damasco é feita, então você já conseguiu.

 

Então, você pergunta se existe aço Damasco no mundo moderno? Sim, na forma de lâminas de aço soldado com padrões. Pode não ser a combinação original de metal da antiga cidade de Damasco, mas ainda é trabalhada com as mesmas tradições que foi feita há 2.000 anos.

Confira nossa coleção de facas, que consiste principalmente de facas extremamente afiadas e bonitas artesanais. Estas facas te servirão uma vida inteira, cortando não só peixe delicado, mas também carnes que necessitam de abate e tudo o que estiver no meio.