Como fazer suas facas de cozinha durarem mais?

Você pode pensar que investir em uma faca de cozinha de alta qualidade é o suficiente para nunca comprar outra, mas você deve saber que tudo que você compra precisa de um bom cuidado, não importa o preço.

Facas de cozinha não exigem horas de cuidado, mas há algumas coisas importantes que elas precisam para ficar tão novas quanto no dia em que você a comprou. E nós vamos desvendar essas dicas para você.

 

  1. Corte em uma tábua de madeira

A madeira é considerada o melhor material para tábuas de corte por duas razões principais. Não danifica as facas tornando-as sem corte e dura mais tempo. Para o caso que estamos falando hoje, a primeira razão é a mais importante. Porque facas e tábuas de corte sempre trabalham juntas. Eles podem danificar uma à outra ou ajudar uma à outra para durar mais tempo juntos.

Superfícies duras, como ladrilhos de cerâmica, vidro, basalto, metal ou mármore, cortam as lâminas mais rapidamente, já que são mais duras do que a própria faca. Elas podem parecer legais, mas eles também não são tão resistentes como tábuas de corte de madeira, o que é terrível, especialmente quando se trata de facas de aço de alta resistência. Elas são apenas as piores para facas.

Certifique-se também de usar tábuas de corte diferentes para cortar alimentos crus e cozidos. Isso reduzirá o risco de causar bactérias. 

                                                      

  1. Use facas diferentes para diferentes ocasiões

 

Isso pode parecer óbvio para alguns, mas muitas pessoas têm uma faca de cozinha favorita que eles usam em todas as ocasiões. Mas, de fato, usá-la o menos possível dará uma vida mais longa. Se você usar constantemente uma faca para cortar tudo o que você cozinhar, aquela pobre coitada ficará cega rapidamente.

Você precisa aprender sobre os diferentes tipos de facas e comprar uma para cada ocasião. Isso vai realmente poupar dinheiro, uma vez que você não terá que comprar uma faca nova a cada dois meses. Você terá uma coleção de diferentes facas que servirão cada um ao seu propósito, dando uma à outra muito tempo para serem usadas e brilhar em sua cozinha.

Apenas no caso, se você precisar de mais informações sobre diferentes tipos de facas de cozinha, temos um guia para você sobre como iniciar uma coleção de facas de cozinha.

 

  1. Lave imediatamente após o uso

Lembre-se de nunca deixar suas facas de molho na pia por muito tempo, até mesmo algumas horas podem ser muito prejudiciais para a lâmina. A água e a umidade são as maiores causas da ferrugem, portanto evitá-las ao máximo é o mínimo que você pode fazer pela longevidade de suas facas. A imersão na água não só danificará a lâmina de aço da sua faca de cozinha, como também quebrará a alça se for de madeira.

Tudo o que você precisa fazer é apenas lavar suas facas imediatamente depois de usá-las, levará apenas um minuto, mas evitará que sua faca fique enferrujada. Mas se você cometeu este erro e sua faca de cozinha ficou enferrujada, aqui está um guia para você sobre como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha.

 

  1. Lave à mão

Evite máquinas de lavar louça a todo custo, especialmente se você estiver lidando com facas de aço. Porque os detergentes para máquinas de lavar louça são potentes o suficiente para enferrujar facilmente o aço das suas facas. O movimento da máquina não só pode embotar e lascar as lâminas mas também corroer as alças de suas facas.

Ao lavar a faca com a mão, use apenas esponjas macias e, ao mesmo tempo, assegure-se de que a sujeira saia. Nunca use esponjas abrasivas ou pedras-pomes, pois elas podem enfraquecer uma faca de alto polimento.

 

  1. Seque imediatamente após a lavagem

Como dissemos antes, a água e a umidade são as maiores causas da ferrugem, então você definitivamente não quer deixar água na sua lâmina depois de lavá-la cuidadosamente à mão. Pegue uma toalha de cozinha seca e seque com segurança a lâmina de sua faca, passando uma toalha ao longo da sua borda.

Certifique-se de sempre fazer isso e nunca guarde a faca enquanto ela ainda estiver molhada. Esse será o fim da lâmina.

 

  1. Armazene corretamente

O que você também não quer é guardar suas facas com outros utensílios de cozinha. Primeiro de tudo, você pode se cortar enquanto tenta pegar alguma outra coisa na gaveta e, em segundo lugar, suas facas podem ser danificadas por outros utensílios e ferramentas de cozinha.

Existem três maneiras de armazenar suas facas corretamente, mas o ponto principal é a separação:

  • Guarde suas facas de cozinha em uma gaveta separada longe de outros talheres e certifique-se de que as crianças não são capazes de abrir a gaveta.
  • Em um bloco de porta-facas, de preferência de madeira para não danificar as lâminas.
  • Em um rack de faca magnética alto o suficiente para ficar longe das crianças.

 

  1. Afie regularmente

 

Não importa o quão bem você cuide das suas facas, elas eventualmente ficarão sem fio. Você não pode fazer nada contra isso. A única coisa que você pode fazer é afiar suas facas regularmente para dar-lhes uma vida mais longa e mais afiada.

Tudo o que você precisa fazer é obter um afiador de facas profissional se ainda não tiver um. Você não quer levar sua faca a um local de afiação a cada dois meses e gastar mais dinheiro com a afiação do que com a própria faca. Afiando facas de cozinha em casa é o caminho certo a seguir.

Agora, você pode estar pensando “mas eu não sei como afiar facas de cozinha”. Bem, não se preocupe, nós também compartilhamos com você sobre isso: Leia nosso guia sobre como afiar facas de aço e se tornar um profissional.

 

 

Conclusão: Após cada uso, poupe alguns minutos para cuidar de suas facas de cozinha e você lhes dará uma vida muito mais longa, muito mais forte e mais afiada.