Como escolher a perfeita faca do Chef?

Encontrar a faca do chef perfeita  pode, às vezes, ser desafiador e demorado, mas ter uma faca insubstituível que seja como sua mão direita é um sonho para muitos. Um sonho que vale a pena investir tempo e recursos.

Agora, vamos ver as coisas mais importantes que você precisa considerar ao escolher a faca certa do chef para a sua cozinha.

 

Mas antes de iniciar a pesquisa, você precisa saber ou decidir que tipo de faca é melhor para você. Existem dezenas de formas e tamanhos, portanto, você precisará escolher o estilo exato que melhor atenderá às necessidades da sua cozinha. Tudo depende do propósito para o qual você está comprando e do que você mais corta. Sugerimos que você compre facas artesanais, que são muito fortes, duráveis ​​e afiadas. Especialmente, facas artesanais japonesas que estão conquistando o mundo da culinária profissional como uma tempestade. 

 

Escolha o tipo

Faca do chef clássica: Esta é uma faca muito afiada de formato clássico que pode ser multitarefa e ser a única faca que você precisa.
Faca de desossar: Uma faca com uma lâmina estreita e flexível que apresenta uma ponta cônica. Esta faca é capaz de separar a carne do osso sem danificá-lo.
Faca de açougueiro: Esta é uma faca forte e afiada que pode abater carnes sem esforço.
Faca de legumes: O nome diz tudo. Uma faca estilo japonês com lâminas cônicas, caneladas, finas, anguladas e largas para proteger suas pinças.
Faca de filé: Não é uma faca muito flexível, mas faz o seu trabalho perfeitamente, se você está comprando a faca para cortar principalmente peixe.
Faca de cutelo: esta é principalmente destinada a cortar rapidamente através de ossos, pedaços grandes de carne ou qualquer coisa realmente dura.
Santoku: Esta faca afiada e rápida de estilo japonês é como uma espada que pode cortar qualquer coisa sem esforço, o que a torna perfeita para ser uma faca de chef. 

 

 Principais coisas a considerar ao comprar a sua:

  1. A Lâmina

A lâmina é a coisa mais importante a considerar quando se compra uma faca e é a razão pela qual você acaba comprando uma certa faca, então escolha sabiamente.

Estamos aqui para lhe dizer que as melhores lâminas do mundo foram feitas à mão por ferreiros profissionais. Alguns podem dizer que o melhor material para facas é de cerâmica, mas esses tipos de facas tendem a durar por um tempo muito curto e quebrar facilmente. Se você estiver interessado em facas mais sérias e de longa duração, então o aço é o caminho certo a seguir, especialmente quando se compra uma faca artesanal.

Nos últimos anos, facas artesanais tornaram-se muito populares entre os profissionais, bem como não-profissionais e que devem dizer alguma coisa; As pessoas estão percebendo que qualidade e longevidade andam de mãos dadas com facas artesanais.

O fio é crucial para uma lâmina, especialmente o fio de longa duração. Ninguém quer comprar uma faca que fique sem corte em um mês. Facas artesanais são famosas por serem extremamente afiadas e duráveis ​​ao longo de muitos anos de uso. Mas você também nunca deve subestimar o poder de um bom afiador de facas.

 

  1. Os melhores materiais para uma lâmina artesanal:
a. Aço de alto teor de carbono: Esses tipos de aço produzem lâminas resistentes que mantêm uma borda e não descolorem, e durarão por muito tempo. Eles podem enferrujar, mas com bons cuidados que podem ser evitados. O fio nunca acaba.
b. Aço Damasco: Indiscutivelmente o melhor aço para facas. É uma forte combinação de vários tipos de aço puro, o que torna a lâmina extremamente forte, afiada e com um belo padrão.
c. Aço inoxidável: Esta é uma opção mais acessível, que não enferruja, mas precisa de sessões de afiação ocasionais. Isso não será difícil se você tiver um bom afiador de facas em casa.
d. Titânio: Essas lâminas são leves e mantêm uma borda afiada, mas são muito flexíveis para cortar alimentos duros ou densos.

  1. O cabo

O cabo é a segunda parte mais importante que você precisa prestar atenção, por razões óbvias, como equilibrar a lâmina ou ficar confortável para a mão e assim por diante.

O melhor material para alças, especialmente para facas artesanais, é a madeira natural, que pode ser bastante leve e confortável, mas equilibrar uma lâmina de aço pesada sem esforço. A última coisa que você quer é comprar uma faca toda de aço e lutar para levantá-la o tempo todo.

Conforto é a qualidade mais importante que você precisa em uma alça, então tente procurar por facas que tenham alças ergonomicamente feitas. Nós garantimos que o corte ficará mais confortável para a sua mão e você não terá que empurrar o cabo com força, o que também depende do fio da lâmina.

O cabo de uma faca tem que equilibrar a lâmina perfeitamente, especialmente se você está comprando uma faca grande. Um bom cabo não deve ficar escorregadio quando estiver molhado e tiver folga suficiente em sua parte inferior para que você não machuque os nós dos dedos durante o corte.

Uma faca com uma alça desconfortável é uma faca que você não poderá usar com frequência, então - qual é o sentido de comprá-la?

  1. Detalhes para prestar atenção:
  • Tamanho: O comprimento perfeito para uma faca de chef é de 8 polegadas de acordo com a maioria dos chefs profissionais. Mas cabe a você escolher o tamanho certo que será confortável para você trabalhar.
  • Espessura da lâmina: Uma lâmina fina é sempre melhor, a menos que você trabalhe somente com carne óssea.
  • A espinha: é a parte superior da lâmina, que também tem que ser fina.
  • A borda: Uma faca de chef de alta qualidade tem que ter uma borda extremamente afiada, que não vai ficar sem corte com facilidade.
  • A forma: Existem muitos formatos diferentes que funcionam de maneiras diferentes, então escolha com sabedoria também.

 

A primeira coisa que pode terminar sua busca mais rapidamente é comprar sua faca de chef online. Nesta época e idade, você pode comprar qualquer coisa online. Sugerimos que você faça o checkout da coleção Coolina de excelente qualidade e principalmente facas de aço artesanais para ver o poder das compras on-line por si mesmo. Escolha a faca que irá satisfazer todas as necessidades da sua cozinha ...