Como Cortar, Limpar e Cozinhar umPeixe em 6 Passos

Fonte da imagem - nutritiouslife.com

A maioria de nós cresceu vendo nossos pais gastando muito tempo para cortar, limpar e cozinhar peixe. E nós não achamos que poderíamos fazer isso também.

Mas à medida que você cresce, percebe que agora é um adulto que precisa fazer todo esse trabalho para ser recompensado com uma deliciosa refeição à base de peixe e começar a desfrutar dessa longa preparação. Alguns até vão pescar para adicionar mais emoção ao preparo.

Digamos que você pegou um peixe ou o comprou fresco do mercado ou ainda está pensando em comprá-lo, mas não sabe como cortar, limpar e cozinhá-lo. Para ajudar você com essa questão infeliz, criamos este guia curto e fácil com uma pequena receita de salmão no final. 

Ferramentas que você vai precisar

Uma placa de corte
Um balde
Uma faca afiada
Uma faca de filé
Um prato
Uma panela 

 

Passo 1: Escala

Fonte da imagem - cloud.foodista.com

 Em primeiro lugar, você precisará enxaguar o limo escorregadio do peixe, segurando-o debaixo de água fria, porque o descamamento é dez vezes mais difícil quando o peixe escorrega das mãos. Deixe os peixes submersos por um pouco mais de tempo para soltar as escamas e enxaguar o lodo adequadamente.

Depois de fazer isso, você precisará de um grande balde para descamar o peixe, pois o processo pode ficar bastante confuso. Você também pode usar uma toalha ou um jornal, mas esteja preparado para a limpeza depois.

As escamas de peixe também são bastante afiadas, por isso, colocar um par de luvas descartáveis evita que você machuque suas mãos.

Agora coloque o peixe de lado e agarre a cauda com firmeza para evitar escorregar. Pegue a faca na sua mão dominante e gire-a até a borda sem corte, pois é preciso uma faca sem corte para descamar. Coloque a borda sem corte contra a pele do peixe perto de sua barbatana.

Comece raspando o peixe da sua cauda para a cabeça até que este lado do peixe não tenha escamas e faça o mesmo do outro lado. 

 

Passo 2: Cortar

Fonte da imagem - cdn.shopify.com

 Coloque o peixe em uma tábua de cortar, coloque a mão que você tem menos domínio firmemente em cima do peixe e comece a cortar a parte inferior da barriga com uma faca. Em seguida, corte o estômago de baixo para o pescoço, com os métodos de serra ou fatiamento, dependendo da suavidade do peixe e da faca.

Corte da parte superior das guelras até o osso do pescoço, depois atrás das guelras até que as mesmas sejam separadas do peixe. Aqui é quando você pode cortar a cabeça do peixe se não for cozinhá-la. Corte-a diretamente atrás das guelras.

 

Passo 3: Limpando o Estômago

 

Fonte da imagem - library.enaca.org

Este pode ser o passo menos agradável, mas sem ele, não há como cozinhar um peixe.

Depois de cortar da barriga até as guelras, retire o interior e remova-o usando os dedos ou uma pequena colher e uma faca para cortar os filamentos branquiais que ainda estão presos na base da cabeça.

Puxe as brânquias soltas com os dedos e comece a puxar para baixo na direção do fundo do peixe. Todas as entranhas sairão, caso contrário, você pode limpar o resto enquanto lava.

 

Etapa 4: Lavar

Fonte da imagem - search.chow.com

 Esta é a parte mais fácil, porém a mais importante; você precisa lavá-lo completamente e não deixar nenhum interior indesejado.

Pegue o peixe escorregadio em suas mãos, segure o estômago aberto sob a água fria e esfregue-o com o polegar até que todo o sangue e entranhas extras sejam lavados. Não se esqueça de lavar o exterior também.

Nunca lave o peixe com água quente porque isso danifica a carne.

 

Passo 5: Fatiar

Fonte da imagem - cdn0.wideopeneats.com

Você pode pular este passo se estiver cozinhando o peixe completamente. Caso contrário, continue lendo.

Coloque o peixe na tábua de corte com o rabo de costas para você. Em seguida, corte a cabeça (se você ainda não fez isso) com uma faca afiada.

Segure firmemente a cauda do peixe com a mão livre. Comece entre o osso do pescoço e a carne, segure a faca e comece a cortar ao longo da espinha dorsal do peixe em direção à cauda. Pare antes de chegar à barbatana traseira.

Remova o filé superior e repita o corte ao longo da espinha no outro lado.

Depois disso, corte a parte de trás do filé e fatie em um ângulo entre a pele e a carne até que a pele seja removida. Você pode remover os ossos com a faca enquanto estiver cortando o peixe, ou pode usar um garfo quando cozinhá-lo.

 

Passo 6: Cozinhar

Para esta parte, temos uma receita específica para você cozinhar ou salvar para mais tarde. Vamos fritar um Salmão com Erva de Alecrim e Queijo.

Fonte da imagem - www.tasteofhome.com

 Ingredientes

  • 300 g de Filé de Salmão
  • 1/2 colher de sopa de manteiga amolecida
  • 1/2 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de chá de alecrim seco
  • 1 colher de chá de pimenta preta
  • 1 fatia de queijo cheddar ralado
  • Um punhado de brócolis branqueado

Instruções

  1. Junte a manteiga, mel, alecrim e pimenta. Esfregue a mistura uniformemente sobre o filé de peixe e deixe descansar por 10 minutos.
  2. Aqueça a panela por um minuto. Adicione o peixe, com o lado da pele para baixo e feche a panela. Cozinhe por 3 minutos em fogo médio.
  3. Se você tiver a famosa Panela Dupla, então vire a panela e cozinhe o outro lado do filé de peixe por 2 minutos. Vire a panela novamente, coloque o queijo ralado sobre o peixe e espalhe o brócolis em volta.
  4. Polvilhe pimenta preta extra e uma pitada de sal sobre o brócolis. Feche a tampa sem a trava e cozinhe até que o queijo derreta completamente. Sirva imediatamente depois. 

 

Recomendações

Caso você não tenha as ferramentas necessárias para cortar, limpar e cozinhar um peixe, temos uma lista de recomendações fortes para você.

Confira a coleção de facas na Coolina, que consiste principalmente de facas extremamente afiadas e bonitas artesanais. Estas facas irão te servir uma vida inteira cortando não só peixe delicado, mas também carnes que necessitam ser abatidas.

Confira a coleção de panelas na Coolina, que inclui a famosa Panela Dupla que você pode usar não apenas para cozinhar e grelhar peixes, mas também dezenas de outros pratos, incluindo bifes.

 

Todo prato pode parecer difícil quando você não sabe cozinhar. Especialmente pratos à base de peixe que têm um processo de cozimento bastante intimidante, mas seguindo o nosso guia, algumas vezes você pode se transformar em um cozinheiro ou uma cozinheira de peixe profissional.