Como cortar comida como um chef profissional?

Como os chefs cortam a comida tão rápido? Como os chefs cortam os alimentos de maneira suave? Como os chefs picam a comida tão facilmente? São para estas perguntas que você quer saber a resposta? Bem, nós temos um guia completo para você. Hoje, aprenderemos a cortar alimentos como um chef profissional.

É comum invejar as habilidades das facas de chefs profissionais e, para nossa sorte, todos podemos nos tornar tão bons em cortar alimentos quanto eles. Na verdade, não é tão difícil se você praticar o suficiente e encontrar uma faca de chef de alta qualidade.

Mas antes de listar os passos para cortar comida como um verdadeiro chef, você precisará prestar atenção a alguns detalhes para a preparação. Aqui estão eles: 

Escolhendo uma faca

O primeiro passo e o mais importante para cortar alimentos como um profissional é escolher uma faca de chef que irá realmente fornecer a melhor qualidade para as habilidades que você vai aprender. Você precisa encontrar a combinação perfeita para o tipo de culinária que você faz na sua cozinha.

Uma boa faca de chef pode fazer quase todas as tarefas de corte que você faz. Ela precisa ter uma lâmina larga afunilada até um ponto, permitindo que a faca balance para frente e para trás para picar rapidamente. Em geral, tem cerca de 6 a 12 centímetros de comprimento. Um comprimento maior normalmente se traduz em um processo de corte mais rápido e fácil. Mas isso não significa que você tenha que comprar facas super longas, especialmente se você não tiver muita experiência.

Hoje em dia, facas artesanais japonesas estão tomando conta da cena de utensílios de cozinha e isso é graças a suas lâminas de aço finas e afiadas. Essas facas facilitam o corte e ajudam os iniciantes com suas técnicas.

Você nunca deve usar uma faca pequena para cortar alimentos ou uma grande faca de cozinha para descascar frutas. Cada faca tem o seu próprio propósito e misturá-las acabará por prejudicar a você mesmo ou seus utensílios de cozinha.

 

Escolhendo uma tábua de cortar

O próximo passo na sua jornada para se tornar um profissional de corte é escolher sua tábua de corte se você ainda não tiver uma. Mas uma boa tábua de corte é muito importante para uma melhor experiência de corte.

Há alguns materiais para pranchas de corte, mas o melhor é, claro, madeira. Tábuas de corte feitas de madeira são mais duráveis ​​e confortáveis ​​de usar. Tábuas de corte de madeira têm propriedades anti-sépticas naturais que podem ajudar a mantê-las limpas. Você também pode usar tábuas de corte de bambu, que são ainda mais duráveis ​​do que qualquer outra madeira.

Mas uma boa dica nossa seria não usar uma tábua de corte para tudo. Pegue duas e separe-as para cortar legumes e frutas em uma e carne na outra, para que os odores não se misturem.

Antes de começar a cortar, você precisa ter certeza de que sua tábua está segura em seu lugar, porque você não quer que ela escorregue enquanto você está cortando com uma faca afiada. Se você tiver uma placa de plástico, você pode colocar uma toalha de cozinha úmida embaixo para evitar que ela escorregue.

Mantendo suas facas afiadas

Se você quiser picar como um chef profissional, então você precisa cuidar de suas facas como um profissional faria. E, por cuidar, queremos dizer principalmente, afiar. Na verdade, a maioria dos chefs afia suas facas todos os dias uma vez que eles as usam todos os dias.

Afiar uma faca de cozinha pode parecer um pouco intimidante ou demorado, mas na verdade não é tão difícil se você tiver as ferramentas certas. Não precisa levar suas facas para um profissional, você pode fazer isso facilmente em casa. 

 

 

Agora que você tem tudo o que precisa para a preparação, podemos listar os passos e as principais técnicas de cortar alimentos como um profissional:

  1. Segurando a faca: Certifique-se de segurar a faca com a mão dominante. Segure a alça da faca com o dedo indicador e coloque o polegar na lâmina. Ambos devem estar no suporte da faca, que é o ponto de encontro da lâmina e do cabo. Coloque o dedo indicador na parte superior da lâmina. Agarrar a alça dos lados lhe dá mais movimento livre do que segurar a alça com a mão inteira.
  1. Segurando a comida: Segure a comida firmemente com a outra mão formando uma garra e coloque-a na comida que você está cortando para evitar que ela escorregue ao redor da tábua de corte. Certifique-se de apertar o polegar da sua mão que segura a comida para que você não a corte no processo. As articulações do polegar e dos dedos devem estar mais próximas da lâmina da faca do que das pontas dos dedos.
  1. A técnica de "tap chop": Se você está se perguntando o que é aquele corte rápido que os chefs usam para cortar legumes e frutas em fatias finas, então isso é para você. Comece segurando a comida com a mão livre, estendendo os dedos para o final da comida, onde você começará a fatiar. Em seguida, levante a lâmina para cima e leve-a de volta para baixo para fazer uma fatia. Continue fazendo o mesmo que você anda com as pontas dos dedos para trás. Lembre-se de colocar o polegar e enrolar os dedos.
  1. A técnica cross chop: Esta é a melhor técnica para iniciantes, porque é bastante fácil de aprender e segura para a prática. Pode não resultar em fatias semelhantes cortadas perfeitamente, mas é bom para cortar alimentos que serão cozidos. Comece segurando a faca em sua mão dominante e colocando a palma da outra mão onde ela encontra os dedos em cima da lâmina. Mantenha os dedos abertos e abertos enquanto a outra mão balança a lâmina e corta a comida com força. Certifique-se de manter a ponta da faca no quadro.
  1. A técnica rock chop: Essa é muito parecida com a técnica cross chop, mas você usa a outra mão para mover o ingrediente. Ao cortar, você manterá a lâmina imóvel enquanto empurra a comida para frente.
  1. A técnica de corte Julienne: Esta é uma técnica muito chique que você definitivamente já viu um chef usando. Com esta técnica, você obterá fatias muito finas e longas de legumes. Você precisará começar cortando a comida em uma forma quadrada. Em seguida, corte-o longitudinalmente em uma espessura de 1-2 mm (1/16 pol), o que resultará em cortes retangulares finos. Em seguida, pegue as fatias finas e aplique a mesma técnica e você terá o famoso corte.
  1. A técnica de cubinhos: Usando esta técnica, você vai acabar com cubos de 3 mm x 3 mm x 3 mm, o que é perfeito para saladas. Você precisará começar fazendo o mesmo que fez com o corte de Julienne e tudo o que resta a fazer é juntá-los e cortar a comida em cubos de mesmo tamanho.

 

 

 

Conclusão: Os chefs podem fazer com que o corte pareça difícil, mas tenha certeza de que a prática e este guia são tudo o que você precisa para se tornar melhor no corte e, eventualmente, se tornar um profissional.