Como começar uma coleção de facas de cozinha?

Colecionar vários itens, como conchas ou moedas, é um passatempo divertido, mas é ainda melhor quando a coleção também é funcional. Colecionar facas, por exemplo, é a maneira perfeita de combinar uma atividade divertida com ferramentas de cozinha necessárias.

Não importa se você gosta de colecionar ou não, toda cozinha está precisando de um bom conjunto de facas que farão todo o corte. Mas antes de começar a comprar qualquer coisa, você precisa se perguntar. “Que tipos de facas eu realmente preciso e que tipos de facas seria divertido ter?”. Você pode não ter a resposta para essas perguntas.

Então, para ajudá-lo nesta jornada cheia de decisões, criamos este guia onde dividiremos diferentes tipos de facas e descobriremos o que cada uma delas significa. No final, você terá uma idéia de qual conjunto de facas é o melhor para você e para sua cozinha.

 Escolha suas facas básicas:

A melhor maneira de começar a coleção é escolhendo suas facas básicas. Estas são as facas que você mais vai usar e você precisa tê-las primeiro. Mas se você já tem uma ideia do que deseja primeiro, continue lendo para descobrir quais facas podem ser um forte componente de sua coleção.

Agora, não estamos dizendo que as coleções de facas não podem ser únicas, além disso, as pessoas estão começando a se interessar mais por facas lindamente feitas e com formas exclusivas. Então, não se preocupe, você pode mostrar sua coleção de facas como você faria com peças de arte.

Vamos ver que tipos de facas podem ser suas facas básicas:

 

1. A faca do chef

 

Esta é sem dúvida a faca mais importante em qualquer coleção e para qualquer cozinheiro. Ter uma faca de chef nem sempre significa ter as habilidades de um chef de verdade. É um processo de aprendizado e, se você gosta de cozinhar, é um processo muito agradável.

Uma boa faca de chef pode fazer quase todas as tarefas de corte que você faz. Ela precisa ter uma lâmina larga afunilada até um ponto, permitindo que a faca balance para frente e para trás para picar rapidamente. Normalmente, ela tem cerca de 6 a 12 centímetros de comprimento. Um comprimento maior geralmente se traduz em um processo de corte mais rápido e fácil. Mas isso não significa que você tenha que comprar facas super longas, especialmente se você não tiver muita experiência.

 

A faca do chef pode ser usada para muitas tarefas, então, naturalmente, é uma faca básica para qualquer coleção.

 

2. A faca cutelo

 

O cutelo é a maior faca e a mais pesada. Ela faz um trabalho que vale a pena. Normalmente, esta faca tem uma espinha espessa e uma lâmina muito forte, que permite cortar ossos e carne em um movimento de corte.

Esta faca também é muito útil para cortar materiais duros e grossos. A lâmina larga e pesada é ideal para cortar carne cozida e não cozida. Além disso, a faca cutelo pode lidar com todas as tarefas de corte duro que você propuser. É uma necessidade, especialmente se esse é o corte típico que você faz.

Toda coleção de facas precisa de um cara durão, especialmente um artesanal. Facas artesanais são as facas mais dignas de coleção por aí, então pense em examiná-las se você ainda não o fez.

 

3. A faca de desossar

Bem, como toda coleção de facas precisa de um cara durão, ela também precisa de um cara pequeno para realizar as delicadas tarefas de corte de sua cozinha.

Facas de desossar têm tipicamente cerca de 3 a 8 polegadas de comprimento, com larguras de lâminas ligeiramente variáveis. As lâminas podem ser flexíveis, semi-flexíveis ou rígidas. As lâminas rígidas são as mais populares entre os cozinheiros domésticos devido à maior precisão no corte.

Esta faca destina-se a cortes delicados, como separar a carne do osso, cortar um filete de peixe e cortar fatias finas de legumes delicados, como tomates.

Nenhuma coleção de facas pode ser completa sem uma faca de desossar bem feita.

 

Escolhendo facas secundárias, mas muito divertidas:

Agora que você sabe quais são as facas de base para sua coleção, podemos levar algum tempo para descobrir outras opções interessantes que podem capturar seu o coração de colecionador. Estas são facas muito originais que serão perfeitas para um cozinheiro que conhece bem a área, bem como para um cozinheiro que acabou de começar a cozinhar e a colecionar facas bem feitas. É sempre importante tentar coisas novas ao colecionar algo. Pode até deixar você animado com coisas novas para fazer e cozinhar.

É aqui que a coleção fica empolgante.

 

1. A faca de machado

Você vai gostar deste tipo de facas se você é um fã de cozinhar ao ar livre, caça e camping. Esta é uma faca que parece e funciona como um machado, mas tem as características sofisticadas e bem feitas de uma faca de cozinha.

Ele pode facilmente destruir carnes com osso, o que a torna perfeita para açougues, cozinhas profissionais e, claro, para caçadores.

Você também pode manter esta faca em nossa coleção de cozinha como uma peça muito forte para quando você tem muitos convidados e um grande evento para cozinhar alguns bifes recém-cortados.

 

2. As tesouras

Sim, a tesoura é uma parte oficial das coleções de facas de cozinha, porque nem todos os alimentos podem ser cortados com facas.

Na foto acima, temos uma tesoura muito original. Agora, o que as torna únicas é o fato de que as lâminas podem ser destacadas. E como você pode ver, uma das lâminas é uma faca de chef de tamanho completo que você usa separadamente.

Isso obviamente reflete uma cozinha moderna e se você é uma daquelas pessoas que amam ferramentas inovadoras, então esta é uma peça para ter em sua coleção.

 

Basicamente, ela faz um trabalho de duas ferramentas de cozinha diferentes, sendo uma delas a faca mais importante do chef.

 

3. A faca estilo chinês

 

Estes tipos de facas são basicamente para aquelas pessoas que amam as armas chinesas, mas querem incorporá-las em sua coleção de cozinha ao invés de em uma coleção de espadas.

Essas facas podem funcionar como uma faca de chef e às vezes até como uma faca de cutelo. Eles podem cobrir quase todos os tipos de tarefas de corte, mesmo as delicadas, se você trabalhar com a ponta da lâmina.

Elas são facas muito dignas de coleção, com esse design, você pode surpreender todos os seus amigos.

 

Conheça suas lâminas e bainhas:

Não importa o tipo de faca que você escolher para iniciar sua coleção, preste sempre atenção a detalhes como o material da lâmina e a bainha, bem como a maneira como foram feitas.

Uma ótima dica é procurar por facas artesanais. Especialmente quando, as facas japonesas artesanais estão voltando com uma onda de sucesso. Facas artesanais têm mais valor, estilo e melhor funcionalidade. Facas de estilo japonês também têm lâminas finas, que são perfeitas para afiar e dar-lhes uma vida mais longa. Lâminas mais grossas são muito difíceis de afiar, mas se você é um afiador profissional, é uma história diferente.

O aço é o material perfeito para as lâminas, seja aço inoxidável, aço de Damasco ou aço de tungstênio. Com lâminas de aço, você vai esquecer aquela história de mudar suas facas regularmente. Quando você cria uma coleção, você quer ter facas que prometam longevidade e durabilidade. Portanto, certifique-se de olhar para facas artesanais e elas vão surpreender com a sua qualidade.

Quanto às bainhas, procure sempre bainhas ergonômicas, sejam de madeira ou aço, a bainha deve ser confortável para garantir um corte eficiente e fácil.

 

 

Comece sua coleção investindo em facas de alta qualidade que são as mais importantes para a sua cozinha. Comece pequeno, nossa coleção não precisa ser um conjunto de 10 peças, você pode adicionar uma por vez e criar uma coleção confiável de grandes facas que servirão à sua família por um longo tempo.