Como Afiar Facas de Aço

Uma faca afiada é um componente crucial para qualquer cozinha; quer seja num restaurante profissional ou numa casa de veraneio. Francamente, comprar uma faca afiada não é suficiente; você tem que manter suas facas afiadas ao longo dos anos, caso contrário, comprar uma faca nova ou mais a cada mês se tornará um hábito. 

Então, “como manter uma faca afiada?” Fica a pergunta. Bem, a melhor maneira de manter uma faca de cozinha afiada por muito tempo é afiando-a regularmente. Agora, você não precisa pegar todas as suas facas de cozinha e levá-las para que alguém afie suas facas toda semana. E como nem existem tantas pessoas que afiem facas, você pode fazer isso de graça em casa. 

A afiação de facas pode parecer um pouco intimidante quando profissionais fazem isso. Especialmente os chefs na TV, mas você também pode fazê-lo se você ler o nosso guia cuidadosamente e tiver cuidado. 

Hoje, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre afiar facas de aço especificamente, já que elas exigem muita manutenção, como muitos chefs nos asseguram o tempo todo. 

  

  1. O MétodoPull-through

Existem 3 métodos eficazes para afiar uma faca. O primeiro é o método pull-through, que também é o primeiro método do nosso guia. Este é um método relativamente rápido, fácil e seguro, portanto, perfeito para iniciantes. Ela requer uma ferramenta de afiação com rodas em forma de V ou cerâmica. 

O conceito deste afiador é bastante simples. Todo o processo é manual; Passe sua faca de aço sem fio cerca de 3 ou 4 vezes pela fenda mais áspera (coarse), puxando a faca em sua direção e nunca para trás. É muito importante lembrar que você precisa afiar a faca em apenas uma direção com este afiador. E então, passe duas vezes através da fenda fina (fine) para remover rebarbas e voilá; sua faca é tão afiada quanto no dia em que você a comprou. 

Este afiador é perfeito para você, mesmo se você tiver uma coleção de facas de cozinha de diferentes formas e tamanhos. 

Alguns afiadores pull-through possuem múltiplas fendas. Alguns afiadores portáteis exigem que você puxe o afiador ao longo da lâmina da faca, em vez da faca, através do afiador. Mas não importa o que você tenha ou queira comprar, será um processo muito fácil de fazer a cada três meses em casa, dependendo da faca. 

 

  1. O Método da Pedra

 

Fonte da imagem - cnet1.cbsistatic.com 

Uma pedra de amolar ou um Waterstone é essencialmente um bloco de pedra retangular usado para afiar a ponta de uma faca. Este método requer mais esforço e ainda mais prática, mas quando você se tornar bom nisso, você saberá que vale a pena. É ótimo para facas de chef maiores e, para ser honesto, para todos os tamanhos de facas de cozinha. 

Whetstones vêm com diferentes contagens de grão, indicando o nível de espessura. Cerca de 1.000 grãos são perfeitos para afiar uma faca. Algumas pedras vêm em uma ferramenta inteira que é um afiador de faca de cozinha de ângulo fixoEsta ferramenta facilita a afiação com este método. 

Então, agora, quando você tiver sua pedra de amolar, você precisará de um guia mais detalhado para usá-la porque, como dissemos anteriormente, esse método não é o mais fácil. 

  • Prepare a pedra: Mergulhe a pedra em água por cerca de 10 minutos, até que absorva a água e um filme líquido aparece na superfície. Depois disso, espirre um pouco de água em cima e sinta-se à vontade para voltar a espirrar durante o processo de afiação, se ela ficar muito seca. Depois disso, posicione a pedra em algo sólido e liso, para que ela não se mova durante o processo. Você pode colocá-la em uma toalha de chá na mesa. A pedra deve estar mais ou menos perpendicular ao seu corpo ou ligeiramente à direita se você for destro.  
     
  • A afiação: Esta é a parte difícil, porém a mais recompensadora. Você precisará segurar a faca em sua mão dominante, segurando-a em um ângulo de 45 ° através da pedra com a borda voltada para si e o calcanhar da faca apontando para sua barriga. A parte mais difícil é obter o ângulo no qual você vai afiar a lâmina. Um grande teste é obter aproximadamente metade do espaço entre a espinha da faca e a pedra. Agora, com muita suavidade, aplique um pouco de pressão no meio da lâmina com a mão esquerda. Começando na ponta, deslize a lâmina para cima e para baixo na pedra - cerca de cinco movimentos para cima e para baixo é o ideal. Em seguida, vá para o meio - mais cinco golpes. Finalmente cinco golpes para cima e para baixo no calcanhar. Agora você precisa afiar o outro lado, mas lembre-se de não trocar a mão segurando a lâmina. Leve com o calcanhar desta vez, em vez de com a lâmina, mas repita o processo em três partes. Depois de cinco golpes em cada terço da lâmina e verifique a lâmina. Mas se você afiar sua faca regularmente, apenas alguns movimentos provavelmente serão suficientes. 
  • Limpe a rebarba: Rebarba é uma pequena sujeira de metal deixada em um lado da lâmina. Quando você sente um lado liso e um lado áspero na borda, isso significa que você tem uma rebarba em sua faca. Pegue uma toalha de chá fibrosa ou algum jornal e faça os mesmos movimentos de afiação com ela. Depois disso, você precisará verificar o fio da sua faca. Para fazer isso, você precisará segurar um pedaço de jornal a cerca de 45 ° e cortá-lo levemente com cada parte da lâmina. Se a lâmina corta facilmente, sua faca está afiada e pronta para ir. 
  • Polir a lâmina: Você precisará trocar do grão mais áspero para o grão mais fino e certificar-se de que este lado esteja molhado também. O movimento é exatamente o mesmo que com a afiação, mas você pode aplicar um pouco menos de pressão e limitar a aproximadamente 30 movimentos de cada lado e você terá uma lâmina recém-afiada. Limpe sua faca com um pano seco e volte a usá-la como antes. 

  

  1. O método de Haste de Afiação

 

Usar uma haste de afiação evitará que suas facas se degradem e a afiação real não será muito difícil. 

Ela também irá evitar que você use pedras de amolar regularmente, o que pode raspar o metal da borda de sua lâmina, reduzindo a vida útil da faca. As hastes de afiação não são destinadas a afiar facas velhas e sem corte, elas devem ser usadas entre afiações e para manter suas lâminas frescas. Se você cuidar de suas facas, não precisará afiá-las com tanta frequência. 

Uma haste realinha o metal em uma lâmina, massageando pequenos entalhes, detalhes e manchas planas. Não remove qualquer quantidade significativa de metal da lâmina da faca e dá longevidade à faca. 

Aqui está um guia passo a passo sobre como usar uma haste de afiação: 

  1. Segure a haste de afiação em sua mão não dominante, mantida em um ângulo confortável, de costas para o corpo, com a ponta da haste elevada acima da alça. 
  2. Segure a faca firmemente em sua mão dominante com seus quatro dedos segurando a alça, enquanto o polegar é colocado na espinha da faca, longe da borda da lâmina. 
  3. Segure sua faca a aproximadamente 20 ° em relação ao braço de afiação. Seu ângulo não precisa ser exato, apenas aproximado e você precisa ter certeza de manter o mesmo ângulo durante todo o processo de afiação. Porque mudar o ângulo usado durante o processo de afiação não vai suavizar o metal. 
  4. Mova a faca pela metade superior da haste de afiação, mantendo um ângulo de 20°. Inicie um movimento com o calcanhar da faca tocando a haste e termine-a com a ponta da faca tocando a haste. Mova seu braço, sua mão e seu pulso. Preste atenção ao movimento do pulso para obter o movimento correto, pois sem mover o pulso, você não será capaz de passar a lâmina inteira - calcanhar a ponta - em toda a haste de afiação. 
  5. Mova a faca pela metade inferior da haste de afiação, mantendo um ângulo de 20 °. Mova suavemente a faca pela metade inferior da haste, usando a mesma varredura de seu braço, mão e pulso. Você precisará usar apenas tanta pressão quanto o peso da faca. Depois de concluir a varredura de cima e de baixo, tudo estará concluído. 

            

          Qualquer que seja o método escolhido, como iniciante, você pode precisar de algumas tentativas para conseguir afiar corretamente as facas de aço. Mas como diz uma declaração sábia; “Somente através da prática e mais prática, até que você possa fazer algo sem esforço consciente”.