6 Motivos para Comprar Facas de Cozinha em Aço Inoxidável

Todo mundo já usou uma ferramenta de aço inoxidável pelo menos uma vez na vida, porque tem muitos recursos inigualáveis, além de ser tão versátil e durável quanto parece ser.

Hoje, queremos falar sobre esses recursos importantes, mas antes de mais nada, vamos descobrir...

 

O que é o aço inoxidável?

O nome de aço inoxidável, comumente referido como aço inox (da palavra francesa inoxydable) vem de suas excelentes habilidades, que são resistência a manchas e corrosão. O aço inoxidável não é apenas um material, mas é o nome de uma família de aços resistentes à corrosão. Este aço tem propriedades tão distintas devido à adição do cromo. 

O material do qual o aço inoxidável é produzido é de aço de baixo carbono. Uma das principais habilidades distintivas deste aço é sua capacidade de reparação. O teor de cromo permite a formação de um filme de óxido de cromo invisível na superfície do aço. Se o aço inoxidável quebrado for exposto ao oxigênio - mesmo em pequenas quantidades - ele se tornará autorreparável, mesmo com danos mecânicos e químicos. Quando outros elementos, como níquel, nitrogênio e molibdênio são adicionados durante o processo de fabricação, essas propriedades resistentes à corrosão são aumentadas.

Existem atualmente mais de 60 graus diferentes de aço inoxidável, mas todos eles se enquadram em cinco classes distintas que são identificadas pelos elementos de liga. Estes adicionados para melhorar ou fortalecer suas propriedades.

 

1. Superfície resistente: As lâminas de aço inoxidável geralmente têm pelo menos 12% de cromo, o que proporciona duas coisas surpreendentes. Torna a lâmina capaz de resistir à ferrugem e à corrosão muito melhor do que outros aços. E essa camada invisível de óxido de cromo protege o aço inoxidável, tornando-o o material mais higiênico para facas de cozinha. Também não contamina a sua comida, pelo que não é necessário nenhum revestimento extra como revestimento antiaderente para a faca. Também é resistente ao fogo e ao calor, uma vez que os graus especiais de alta liga de cromo e níquel resistem à incrustação e retêm a força em altas temperaturas.

E se você tem medo de comprar facas artesanais por causa da ferrugem, o aço inoxidável é o caminho a percorrer. Em caso de ter ferrugem nas lâminas de suas facas de cozinha, você pode seguir o nosso guia sobre como limpar a ferrugem de uma faca de cozinha.

 

 

2. Retenção do fio: Isso significa quanto tempo a faca manterá sua nitidez original enquanto você a usar regularmente. E o Aço Inoxidável é o tipo de material que mantém sua afiação por muito tempo, mesmo no caso de ser usado regularmente em uma cozinha profissional. Isso também significa que você não precisará levá-la para afiar a cada duas semanas.

 

 

 

3. Fácil de afiar: Agora, se você estiver em um ponto onde você usou a faca o suficiente e quiser refrescar o fio da lâmina, temos boas notícias para você. O aço inoxidável é muito fácil de afiar graças à sua composição ligeiramente macia. Se você quiser fazer isso em casa, nós temos um guia para você sobre como afiar facas de aço. Desta forma, você economizará algum tempo e dinheiro enquanto aprende uma habilidade que você usará por toda a sua vida. As lâminas de aço inoxidável podem ser afiadas mesmo com um afiador de facas básico.

 

 

4. Baixa manutenção: Todo mundo adora uma faca que não precisa de muito cuidado e investimento de tempo enquanto permanece em bom estado. O aço inoxidável fornece exatamente isso e ainda mais. A natureza durável e resistente à corrosão torna as facas inoxidáveis ​ artigos ​de baixa manutenção. E como mencionamos antes, ela mantém seu fio por um longo tempo, poupando você da necessidade de afiá-la frequentemente. O aço inoxidável tem uma superfície muito lisa e antiaderente, o que torna o processo de limpeza rápido e fácil.

 

5. Multifunções: O aço inoxidável é um material que fornece muitos recursos, permitindo que você use as facas para várias aplicações. Você pode usá-las regularmente em uma cozinha profissional e levá-las para acampar ao ar livre, caçar ou pescar. Você pode usá-las em sua cozinha para cozinhar todos os dias e até mesmo vê-las usadas ​​em hospitais. E tudo isso graças à durabilidade, resistência à corrosão e à ferrugem que o aço inoxidável proporciona.

 

 

6. Alta resistência: se você comparar aço inoxidável com aços macios, tem muito maior resistência à tração. Sua natureza durável e resistente à corrosão fez com que fosse uma força a se considerar. Isso permite que a faca seja de espessura reduzida, tornando as facas mais econômicas. Facas de aço inoxidável são extremamente fortes e duráveis.

 

 

Em conclusão: Você verá muitas ferramentas feitas de aço inoxidável e isso é porque este material fornece excelente qualidade com aparência pura que nenhum outro aço pode proporcionar. E quando se trata de facas de cozinha, conta com um monte de características surpreendentes que qualquer chef vai preferir.